Sobre o SABMar


O SABMar (Simpósio Acadêmico da Biologia Marinha) é um evento organizado por alunos, alunos egressos e docentes do Curso de Biologia Marinha - UFRGS/UERGS e tem como objetivo a disseminação do conhecimento científico na área da biodiversidade, ecologia e conservação marinhas. As edições acontecem a cada 2 anos nos municípios de Tramandaí e Imbé – Rio Grande do Sul (RS). A 5ª edição que traz o tema "A conservação e gestão dos ambientes marinho e costeiro" irá acontecer nos municípios de Tramandaí e Osório.

As quatro edições anteriores do Simpósio reuniram cerca de 400 simposistas e 60 palestrantes, debatendo sobre os mais diversos temas acerca das Ciências do Mar.

Acreditamos que a formação de bons profissionais necessita não somente da aula tradicional e da oferta de estágios, mas também da promoção de eventos que reúnam os alunos, pesquisadores e a comunidade no debate sobre os diferentes temas pertinentes ao estudo e aproveitamento sustentável dos recursos vivos e não vivos da costa e do mar do RS.

O Simpósio conta com temática ampla cuja ênfase está na ciência aplicada, abordando tópicos em zoologia, botânica, ecologia, educação ambiental, gestão ambiental e biologia da conservação, sempre com foco no ambiente costeiro e marinho.

Assim, entendemos que a interdisciplinaridade abordada em todas as edições do Simpósio é essencial para que os estudantes de biologia, oceanografia, gestão ambiental, gerenciamento costeiro e demais interessados nas áreas relacionadas desenvolvam uma visão ampla sobre a biologia e conservação do ambiente marinho e costeiro.

O SABMar é um evento que congrega especialmente alunos de graduação e pós-graduação em Ciências do Mar, sendo de ampla importância para o fortalecimento da pesquisa nestes ambientes no Rio Grande do Sul, cuja enorme costa e mar adjacente são ainda pouco conhecidos.

Além das palestras e minicursos, há também a interação entre os participantes através da exposição e apresentação de pôsteres por parte dos alunos de graduação e pós-graduação, com temática muito variada, que possibilita o diálogo direto entre os autores e o púbico do evento.

Fique ligado para saber mais!

Aguardamos todos!