Concurso de Fotografia


O Concurso de Fotografia do VII SABMar é aberto para todos os participantes inscritos no evento e tem a finalidade de valorizar a fotografia da natureza do território brasileiro, divulgando nossas paisagens, fauna e flora.
O concurso de fotografia trata do tema “Ecossistemas marinhos e costeiros do Brasil”.
Poderão participar do concurso os autores das fotografias que estejam regularmente inscritos no VII SABMar – 2022.
Serão aceitas fotografias inéditas, que não tenham sido premiadas em outros concursos.
As fotografias apresentadas têm de ser de própria autoria e não constituir plágio de espécie alguma.
Os autores das fotografias inscritas assumem total responsabilidade em relação ao direito autoral e de imagem das fotografias.

  1. Inscrições e Regulamento
  2. Não haverá taxa de inscrição adicional para participar do concurso de fotografia.
  3. O concurso é dividido em duas categorias: fotografias feitas a partir de máquinas fotográficas (analógicas ou digitais) e fotografias feitas a partir de aparelhos celulares.
  4. Cada participante do VII SABMar poderá submeter apenas uma foto em cada categoria.
  5. As fotografias devem ser enviadas para o email contato.sabmar@gmail.com até o dia 23/09/2022.
  6. Os arquivos de fotografia deverão ser anexados ao e-mail, em formato JPG com tamanho mínimo de 2MB, e tamanho máximo de 5MB. O nome do arquivo deve seguir o modelo abaixo:
    FOTO - NomeSobrenome - CATEGORIA - VIISABMar
  7. Cabe aos concorrentes do concurso imprimir as fotografias em papel fotográfico, nas dimensões 20 x 25 cm, e fixá-las centralizadas em uma folha de papel preto tamanho A4.
  8. As fotografias deverão ser entregues em um envelope identificado com o nome completo do participante, e deverão ser entregues no ato de cadastramento do evento, para a comissão organizadora do VII SABMar.

O autor é responsável pela impressão da foto e da fixação na folha de fundo. Caso não traga a versão impressa da fotografia inscrita, estará automaticamente desclassificado do concurso.


Especificações de processamento das fotografias

As fotografias não podem sofrer manipulações como: retirada ou adição de parte do assunto principal, relocação de assuntos e conteúdo, alteração significativa de cor ou distorção das proporções.

Os tratamentos ou edições devem ser feitos com moderação, sem alterar as características originais da fotografia e sem extração dos metadados que compõem a fotografia digital.

Categoria Máquinas Fotográficas

Serão consideradas válidas fotografias feitas através de máquinas fotográficas convencionais, digitais ou analógicas de qualquer modelo.

Categoria Celular

Serão consideradas válidas fotografias feitas através de aparelhos celulares, de qualquer modelo.

  1. Julgamento e Premiação
  2. As fotografias inscritas na categoria “Máquinas Fotográficas”, serão analisadas por um júri técnico que creditará pontos para as fotografia. Essas irão concorrer ao prêmio do júri técnico e voto popular.
  3. O júri irá avaliar, independentemente, cada fotografia nos quesitos: beleza, técnica, originalidade, e dificuldade de obter o registro. Para cada quesito será dada uma pontuação de 1 a 5. A pontuação final será dada pela soma dos quesitos de todos os avaliadores. O desempate (se necessário) será feito através de reunião com o júri.
  4. O voto popular será feito em urna disponível próximo às fotografias expostas durante o evento. Terão direito a um (1) voto, os simposistas regularmente inscritos no evento.
  5. As fotografias concorrendo na categoria “Celular” concorrerão ao prêmio somente na forma de voto popular.

II Prêmio Rodrigo Baleia

A premiação do concurso, este ano em sua segunda edição, foi nomeada especialmente em homenagem ao fotógrafo e ambientalista Rodrigo Baleia. Baleia ficou conhecido por seu trabalho ambiental junto a grandes revistas, e trabalhou junto de pesquisadores desde a fundação do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS). 

Serão premiados os dois primeiros colocados na decisão do júri técnico para a categoria “Máquinas Fotográficas” e os dois primeiros colocados no voto popular.

1º lugar júri técnico, categoria máquina fotográfica: Certificado de premiação, e brindes a serem definidos

2º lugar júri técnico, categoria máquina fotográfica: Certificado de participação e brindes a serem definidos


1º lugar júri popular, categoria máquina fotográfica: Certificado de premiação, e brindes a serem definidos

2º lugar júri popular, categoria máquina fotográfica: Certificado de participação e brindes a serem definidos


1º lugar júri popular, categoria celular: Certificado de premiação, e brindes a serem definidos

2º lugar júri popular, categoria celular: Certificado de participação e brindes a serem definidos


Autorização de uso e direito de imagem para o SABMar

Os participantes deste concurso autorizam, sem qualquer ônus e por prazo indeterminado, a organização do SABMar a expor e utilizar as fotografias enviadas para o concurso em materiais de divulgação do evento. Nenhuma fotografia fará parte de qualquer banco de imagens para comercialização. 

Ao término do evento, todas as cópias físicas poderão ser retiradas pelos autores com a comissão organizadora do VII SABMar.