Grade de Programação


Horário Domingo
09/10
Segunda
10/10
Horário Terça
11/10
Quarta
12/10
Quinta
13/10
Sexta
14/10
8:00 - 9:00 Credenciamento para Minicurso Credenciamento para Minicurso 9:00 - 9:30 Credenciamento Apresentação Oral Apresentação Oral Apresentação Oral
9:00 - 10:30 Minicurso Minicurso 9:30 - 10:30 Credenciamento Apresentação Oral Apresentação Oral Apresentação Oral
10:30 - 10:45 Coffee-break Coffee-break 10:30 - 11:00 Abertura Coffee-break Coffee-break Coffee-break
10:45 - 12:00 Minicurso Minicurso 11:00 - 12:00 Palestra 1 Pôster Pôster Pôster
Intervalo Intervalo Intervalo 12:00 - 14:00 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
14:00 - 15:30 Minicurso Minicurso 14:00 - 15:00 Palestra 2 Mesa-redonda 1 Palestra 8 Palestra 9
15:30 - 15:45 Coffee-break Coffee-break 15:00 - 16:00 Palestra 3 Mesa-redonda 1 Coffee-break Palestra 10
15:45 - 18:00 Minicurso Minicurso 16:00 - 16:30 Coffee-break Coffee-break Mesa-redonda 1 Encerramento
16:00 - 17:15 Palestra 4 Palestra 6 Mesa-redonda 2 Premiação
17:15 - 18:00 Palestra 5 Palestra 7 Mesa-rodonda 2 Coquetel

Lista de Programação


Em breve


Titulo Descrição

Noções de taxidermia de aves para coleções científicas

O curso oferece o passo a passo para que o participante aprenda a eviscerar, montar, preencher, costurar e finalizar a peça, aplicando os devidos compostos preservantes. Após a conclusão da peça, será realizada a dissecação das carcaças das quais as peles foram extraídas e então serão abordados aspectos da anatomia das aves. Não são necessários requisitos prévios. Se possível, trazer jaleco ou roupa que possa sujar.

Ministrante: Biól. Alice Pereira

Introdução à linguagem R

Este curso visa romper a barreira inicial do aprendizado da linguagem R, passando aos participantes os comandos básicos e fornecendo um conjunto de conhecimento que permitirá ao participante galgar sozinho novas fronteiras e análises no programa. Conteúdo: Apresentação do R e RStudio; Layout do R e RStudio: funções e operadores; Pacotes; Scripts; Citação do R e seus pacotes; R como calculadora; Menus de ajuda; Criação de objetos no R; Remoção e listagem de objetos no R; Importação de dados; Manipulação de vetores, dataframes e matrizes; Gerando sequências, números aleatórios e repetições; Criação de gráficos no R; Gráficos em painéis; Alterando a aparência de gráficos; Exportação de gráficos e tabelas. É necessário notebook com o software “R” e "RStudio" instalados. Não é necessário conhecimento prévio sobre o R. Softwares: R: https://www.r-project.org/; R Studio: https://www.rstudio.com/

Ministrante: Prof. Matias Ritter

Evolução, Ecologia e Conservação de Aves Marinhas e Costeiras

O curso tem como objetivo dar ao estudante os conceitos básicos da evolução e das adaptações de aves marinhas e costeiras aos seus nichos, bem como seus padrões de distribuição e ferramentas de navegação. Por fim, será apresentado um panorama geral das ameaças de extinção sofridas pelo grupo, potenciais soluções e as políticas públicas construídas com o intuito de reduzir os impactos humanos em suas populações.

Ministrante: Me. Gabriel Canani Sampaio

Introdução à fotografia de natureza

Este minicurso vai tratar do tema introdução à fotografia de Natureza. A partir deste curso, os participantes irão aprender noções básicas sobre funcionalidades dos equipamentos fotográficos, pós-processamento e composição de imagens, com foco em biodiversidade e ambientes naturais. Não é preciso ter conhecimentos prévios de fotografia. É encorajado que os participantes tragam seu equipamento fotográfico (câmeras digitais, celulares, etc).

Ministrante: Biól. Daniela Martins Machado Oliveira

Tartarugas marinhas do Brasil - ecologia, pesquisas e conservação

O objetivo deste curso é promover conhecimentos sobre a evolução, biologia, ecologia, a situação atual das populações de tartarugas marinhas brasileiras. Pretende-se também abrir horizontes para futuros pesquisadores desenvolverem técnicas de investigação que poderão ser utilizadas em estudos científicos para a conservação destes animais. Realizaremos, em sala de aula, atividade prática das técnicas de contenção e resgate, procedimentos de biometria e translocação de ninhos, utilizando réplicas de tartarugas em resina, ossos, planilhas de campo, banners e caixa de areia para os ovos.

Ministrante: Dra. Mônica Pontalti

Biologia e Conservação de lobos e leões-marinhos do RS

O curso pretende proporcionar conhecimentos sobre a biologia, ecologia e sistemática das focas, morsas, elefantes, lobos e leões-marinhos, grupo cientificamente conhecido como pinípedes. Neste contexto, serão abordados tópicos referentes à história evolutiva, adaptações fisiológicas, reprodução, alimentação, predação, longevidade, comportamento e caracteres diagnósticos das principais espécies de lobos, leões-marinhos e focas que ocorrem na costa do RS e do Brasil.

Ministrante: Dra. Larissa Rosa de Oliveira

Caracterização e identificação de teleósteos marinhos do Brasil

Permitir aos participantes do minicurso identificar as principais famílias de peixes marinhos que ocorrem na costa brasileira através de caracteres morfológicos de fácil observação e, ao mesmo tempo, estimular que mais pessoas se interessem pelo estudo da Ictiologia em nosso país. Não é necessário conhecimento prévio para participar deste minicurso.

Ministrante: Prof. Paulo Roberto Duarte Lopes

Etnobiologia e suas aplicações na conservação marinha

Ao final deste minicurso os alunos terão aprendido os principais conceitos e métodos em pesquisa etnobiológica, com exemplos aplicados na conservação marinha e aquática. Serão capazes de elaborar diferentes tipos de questionários, bem como a maneira adequada para a aplicação do questionário e a interpretação dos resultados. Não é necessária experiência prévia em etnobiologia.

Ministrante: Me. Patrícia Falcão Bueno e Biól. Sarah longhi Kunzler

Diversidade e Biologia de Equinodermos

O objetivo do curso é familiarizar os participantes com o mundo dos equinodermos através das aulas multimídia e prática, além de uma saída ao campo (sujeita às condições climáticas). O curso proporcionará conhecimento sobre a diversidade desses seres vivos, focando na região costeira brasileira, estado da arte atual e onde as pesquisas estão sendo desenvolvidas no Brasil e no mundo. Os participantes estarão aptos a reconhecer as principais espécies que ocorrem no Rio Grande do Sul e identificar as principais estruturas corporais dos animais. É importante que o participante tenha conhecimento prévio de zoologia básica.

Ministrante: Dra. Nataly Nunes Slivak