Resumos


Submissão

A submissão de resumos está condicionada a inscrição prévia no VI SABMAR de pelo menos um dos autores do trabalho (painéis) e do primeiro autor (apresentações orais), sendo aceito no máximo dois trabalhos por inscrição. A avaliação dos resumos será feita por profissionais da área, vinculados a Comissão Científica do evento.

Os participantes podem optar por apresentação oral ou pôster no momento do envio do resumo, mas cabe ressaltar que a decisão final fica a critério da comissão técnico-científica. Assim, os trabalhos podem ser relocados de acordo com qualidade, ineditismo e disponibilidade de vagas para apresentações orais.

Observações

A submissão de resumos deverá ser feita exclusivamente pelo e-mail: sabmarresumos@gmail.com

No título do e-mail deverá estar escrito "Resumo – Apresentação Oral" ou "Resumo – Apresentação Painel".

Os autores serão notificados da aceitação do resumo via e-mail até 10 de julho de 2018, com a respectiva categoria de apresentação.

Data limite de submissão de resumos

10 de junho de 2018

Conteúdo

O resumo deve conter uma breve introdução sobre o assunto, descrição dos métodos utilizados, síntese dos resultados e uma breve discussão. Os textos não devem conter citações, a menos que necessário no contexto do trabalho.

Não serão aceitos resumos que não apresentem resultados.

Formatação

O resumo deve ser submetido em uma única página, em um parágrafo único, conforme o exemplo em anexo, com as seguintes normas: ter até 1900 caracteres (sem espaços), escrito em fonte Times New Roman, tamanho 9,5pt, espaçamento simples. Título em caixa baixa, com exceção da letra inicial no começo da frase, nomes próprios e nomes científicos, que devem ser destacados em itálico. Autores devem ser listados conforme o anexo, com o sobrenome seguido das primeiras letras dos demais nomes, quando mais de um autor deverão ser separados por vírgula, sendo o último autor, definido após o símbolo “&”. Favor listar as filiações com números sequenciais. Um autor para contato deve ser sinalizado com asterisco (*), e com o e-mail destacado após as filiações. Quatro palavras-chaves deverão ser escolhidas e adicionadas ao final do resumo.

Vide exemplo para demais dúvidas (Exemplo de Resumo).

Resumos que estejam fora desta formatação serão automaticamente rejeitados.

Só serão aceitos resumos no formato .doc (Word compatível com modelo 97-2003).
Formatos como .pdf .docx não serão aceitos.

Apresentações Orais e de Painéis

Apresentação Oral

As apresentações terão tempo de 10 minutos, seguidos de 5 minutos para perguntas do público. Incluir capa com título e lista de autores (iguais aos do resumo), seguido de uma breve introdução, materiais e métodos, resultados, discussão e conclusão (se cabível). Equipamento audiovisual de datashow, microfone e computador (notebook) estarão disponíveis. Favor testar as apresentações antes do início da atividade.

Painel

Medida: 60 cm (largura) x 90 cm (altura). Painel com dimensões fora do padrão definido poderão não ser fixados. O painel deverá conter os seguintes itens:

  • Título do trabalho (igual ao do resumo apresentado);
  • Nome do(s) autor(es);
  • Nome da(s) Instituição(ões) a qual o(s) autor(es) é(são) vinculado(s);
  • Introdução;
  • Material e métodos;
  • Resultados e discussão (juntos ou separados);
  • Conclusões (facultativo);
  • Referências Bibliográficas (facultativo);
  • Agência financiadora (facultativo);
  • Agradecimentos (facultativo).

Observações

  • A organização do VI SABMAR não se responsabilizará por painéis não retirados nas datas e horários divulgados.
  • A permanência de, pelo menos, um dos autores durante a sessão de painéis é indispensável para a retirada do certificado de apresentação do trabalho.
  • A fixação e a retirada do painel deverão obedecer às datas e aos horários divulgados durante o evento.

Prêmio Prof. Irajá Damiani Pinto

Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Irajá Damiani Pinto (1919 – 2014), foi pioneiro na pesquisa em Geociências no Brasil, fundando o curso de Geologia da UFRGS, primeiro curso da área no país. Participou também da fundação do Programa de Pós-graduação em Geociências, da mesma Universidade. Fundou o Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR/UFRGS), pelo qual tinha especial carinho, exercendo a direção do mesmo por 11 anos.

Pela importância desse estimado professor oferecemos o Prêmio Prof. Dr. Irajá Damiani Pinto aos trabalhos em destaques no VI SABMAR.

Os trabalhos serão avaliados por pesquisadores da área, os quais levarão em conta o resumo e a apresentação do trabalho.